terça-feira, agosto 28, 2012

IDEB 2011



            A Técnica da SME, Prof.ª Lourdes Fernandes, publicou em seu blog (http://educacaoequilibriodoser.blogspot.com.br/) depoimento acerca das ações desenvolvidas pela SME na busca incansável pela melhoria significativa do ensino-aprendizagem, como resultado deste trabalho podemos observar o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB da Rede Municipal de Ensino do município de Santo Antonio.
            O IDEB da Rede Municipal que na medição de 2009 era 3.5, hoje, dois anos depois, encontra-se em 4.1, bem acima da meta de 2017.
            Vejamos, na íntegra, o texto da professora:
            “O crescimento do IDEB no município de Santo Antonio é resultado de um trabalho forte de integração da Secretaria Municipal de Educação com as escolas da rede e do fortalecimento das ações voltadas à alfabetização. Destacamos: o Premio AIC (alfabetização na idade certa) que incentiva a dedicação ao trabalho do professor em sala de aula e os resultados obtidos mediante avaliação interna; Os Projetos de formação de professores executados em polos próximos ou na própria escola; O acervo do PNBE que tem sido encaminhado as escolas com orientações para uso sistemático; O Reforço Escolar; O acompanhamento mais efetivo ao trabalho do professo pela coordenação da escolar; A Biblioteca Itinerante que vai onde esta o aluno (implantado em 2011). O resultado do IDEB é um sinal de que o nosso programa prioritário de alfabetização na idade certa tem resultado, e que o trabalho executado pelos nossos professores esta alcançando os objetivos. Sabemos que ainda e pouco diante do que o município necessita para atingir a meta nacional, mas se compararmos os dados, veremos que estamos no caminho certo.
            O desafio agora não é apenas manter o ritmo de melhoria, mas reduzir as desigualdades no aprendizado. "Não importa só a média [nas avaliações], mas o resultado precisa refletir uma boa educação para todos".
            Quanto maior é o resultado no IDEB, mais difícil é manter o ritmo de crescimento. O nosso trabalho esta apenas começando, precisamos desenvolver mais ações para que possamos melhorar cada vez mais os resultados e assim atingir a meta nacional. Para isto já estamos desenvolvendo o Projeto Ancoragem em parceria com o Instituto Natura onde o trabalho além de ser prioritariamente desenvolvido com as creches visando a preparação para a alfabetização, será estendido as series iniciais, considerando a necessidade de reforçar metodologicamente o trabalho desenvolvido em sala de aula.

            Trabalhamos com foco na política educacional, questões partidárias não entram na nossa agenda, o objetivo será sempre o de melhoria no nível de escolaridade de nossas crianças.

            Estamos sempre dialogando apoiando as escolas para fazer o que é melhor naquele momento de necessidade, desenvolvendo projetos educacionais que objetivem o desenvolvimento pleno da educação do município.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário